Blog

Benefícios do chá verde

por emDietas, Saúde 24/09/2018

No artigo de hoje falaremos sobre os benefícios do chá verde. Todo mundo que pensa e precisa emagrecer recorre a certos meios, muitos vão atrás de remédios, mas que além do beneficio do emagrecimento, tem efeitos colaterais, então a melhor forma de emagrecer com saúde é recorrendo a produtos naturais e fazer exercícios físicos, não é mesmo? E um deles é o chá verde, que tem gosto meio amargo, mas com os benefícios em contra partida fazemos o esforço de tomar rs..que entre eles está: combate o colesterol ruim, reduz gordura localizada, acelera o metabolismo, ajuda a manter a aparência jovem, entre outros…vamos falar um pouco mais sobre essa chá?

 

benefícios do chá verde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é chá verde?

De origem da planta Camellia Sinensis, a mesma que origina os chás preto e branco, o chá verde tem suas folhas colocadas sob vapor e depois, secas, por isso contém propriedades diferentes. Desta forma previne oxidação dos ingredientes e preserva seus nutrientes. Entre os derivados da erva, esse é o chá mais popular no Brasil e foi alvo de mais estudos do que o chá branco e preto. Estima-se que a bebida corresponde entre 80 e 90% da produção de chá chinês, terra natal dessa planta, que hoje é cultivada em todo o mundo. Vamos conhecer os benefícios do chá verde? Acompanhe abaixo…

benefícios do chá verde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os benefícios do chá verde

Como já disse, o gosto é meio amargo, mas diante de tantos benefícios do chá verde, fica fácil de consumir. Ele é conhecido como aliado de quem luta contra a balança. Mas será realmente que são poderosos? Muitos nutricionistas defendem que sim. Os principais são:

  1. Atua na composição de gorduras do corpo.
  2. Traz saciedade.
  3. Acelera o metabolismo.
  4. É um potente antioxidante.
  5. Combate o colesterol.
  6. Melhora o humor.
  7. Otimiza a digestão.
  8. Protege nossa cognição.

-Como ele acelera o metabolismo, ajuda a queimar gordura mais rapidamente, fazendo assim com que você emagreça.

-O chá verde previne diabetes, colesterol alto e hipertensão (as EGCG presentes no chá verde ajudam a reduzir a absorção desses nutrientes no nosso intestino.

-Por conter catequina no chá verde ajuda a combater radicais livres em nosso organismo, ajudando assim na prevenção/tratamento de câncer, doenças cardiovasculares e diabetes.

-No chá verde contém um aminoácido que quando é liberado em nosso organismo vai para nosso cérebro, e lá ele aumenta a produção de dopamina e serotonina, que são neurotransmissores ligados a sensação de bem estar.

O chá verde é fácil de encontrar em lojas de produtos naturais, supermercado e ervanáio

Contraindicação

Quando consumido em altas doses, o chá verde pode acabar fazer mal. Se consumir quantidade de cafeína pode causar insônia, apesar dos efeitos calmantes do chá, e também levar a gastrite, por aumentar a secreção gástrica.
Ultrapassar a ingestão recomendada de 600 ml também pode reduzir a absorção de diversos nutrientes, como o ferro e cálcio, sendo que a ausência do último é perigosa para mulheres na menopausa. Por isso, mesmo consumindo apenas essa quantidade, é muito importante não tomar o chá verde durante as refeições. Nem tudo de mais faz bem, então é sempre bom consumir somente a dose recomendada. E para quem quer emagrecer com a ajuda do chá, mantenha uma alimentação equilibrada e frequentemente pratique exercícios físicos, pois não adianta se entupir de doces e depois tomar o chá achando que ele é milagroso e te fará emagrecer. Você sabe prepara-lo? Apenda a fazer…receita abaixo 🙂

Receita e modo de preparo

Chá verde com maça e hortelã

Ingredientes

  • 300 ml de água fervente
  • 1 saquinho de chá verde
  • 4 raminhos de hortelã fresca
  • 100 ml de suco de maçã sem açúcar
  • 1 colher de sopa de suco de limão

Modo de preparo

Derrame a água fervente sobre o saquinho de chá e coloque 2 raminhos de hortelã. Deixe esfriar antes de acrescentar os sucos de maçã e limão. Leve a geladeira e depois sirva com os 2 raminhos de hortelã.

Gostou do artigo, então compartilhe com seus amigos e acompanhe sempre os conteúdos do site Alimentação Descomplicada

Fonte das imagens: Google

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *